Proteção Veicular
Faça uma Cotação
Proteção Veicular

O que eu preciso entender sobre a manutenção de motos?


manutenção de motos

Quem possui moto sabe que não se pode brincar com as revisões. Mantê-la funcionando bem implica em sua maior vida útil e mais segurança para você. Por isso, é preciso ter alguns cuidados importantes com a manutenção de motos. Acompanhe a seguir quais são eles e o que você deve ou não fazer.

Com que frequência devo fazer a manutenção?

A manutenção de motos deve ser feita tendo em vista cada componente e a quilometragem da moto. Normalmente, a troca de óleo deve ser feita a cada 5 mil quilômetros rodados ou seis meses.

Além disso, é preciso levar em consideração as condições de uso da moto. Aquelas que frequentam terrenos mais acidentados, como de terra ou lama, devem ser revisadas a cada 4 meses em média.

Quais são os itens que devo ter maior cuidado?

De acordo com especialistas, pneus, suspensão, freios e reaperto geral devem estar sempre em ótimas condições. Afinal, estes são os principais elementos de segurança da moto, caso estejam em condições ruins podem acabar levando o piloto a acidentes, comprometendo seriamente sua integridade física.

Já o óleo, filtro de óleo e de ar e as pastilhas de freio também necessitam de atenção especial. Vale ressaltar que você deve sempre observar o estado geral da corrente e sua tensão, assim como a suspensão e os rolamentos.

Motos utilizadas para transporte ou de maior porte devem receber maior atenção no parafusamento de baús, alforges e outros. Caso eles se soltem, podem causar graves acidentes também.

Posso fazer a manutenção por conta própria?

Uma dúvida muito comum é se devemos fazer a manutenção da moto por conta própria. Apesar de ser uma prática recorrente, ela não é muito indicada, pois nem sempre vamos nos atentar a todos os detalhes necessários. Um bom mecânico sabe te falar quais são os maiores pontos de atenção, itens que devem ser trocados, etc. Se você não sabe a qual oficina mecânica levar, peça indicações a sua associação de proteção veicular.

Assim, a manutenção de motos deve ser levada bastante a sério, como a de um carro. Não deixe de fazer revisões regularmente e nem de trocar os elementos que já tem um “prazo de validade”.

Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

<< Voltar



A ASCOBRAS desenvolve:

É uma das associações mais conceituadas do Brasil, fundada em 2011 vem se destacando pela qualidade do atendimento e
comprometimento com seus associados.

Onde Estamos

Av. Londres, 140 - Eldorado, Contagem - MG, 32340-570

Contato

(31) 3399-1250 Matriz

(37) 3523-2707 Filial

Copyright ©2018 Ascobras | Valik Media

Copyright ©2018 Ascobras | Valik Media